misfernandomarques.com - PÁGINA INICIAL | MIS - FM

Example domain paragraphs

Há mais de uma década São José do Rio Preto e região ganhou um Museu da Imagem e do Som, por obra e esforço do jornalista e documentarista Fernando Marques Alves, apaixonado por artes, especialmente por cinema. O MIS funcionou por muitos anos numa espécie de calabouço de três ambientes no centro da cidade e só se podia visitá-lo publicamente mediante agendamento.

O MIS tem mais de 1.500 peças, entre rádios de madeira, baquelite, rádios vitrolas, gramofones, grafonolas, projetores de filmes 35 e 16mm, 8, Super 8 e 9,5mm, além de uma centena de câmeras filmadoras e duas centenas de câmeras fotográficas, desde as primeiras, ainda do século 19. No acervo ainda tem microfones históricos, gravadores de rola e fita cassete. E tudo funcionando perfeitamente.

Mas o maior tesouro do MIS é o acervo de películas, já que o órgão recebeu três doações, sendo a da família Curti, proprietária de mais de 40 cinemas em toda região e do documentarista Aparecido Santana, que filmou desde 1968 mais de cinquenta cidades da região. Ainda no acervo do MIS, uma coleção de películas de filmes brasileiros históricos, como dos diretores Glauber Rocha, Joaquim Pereira de Andrade, Alberto Cavalcanti e Amácio Mazzaropi.