revistacasamento.com.br - Revista Casamento

Example domain paragraphs

Os sonhos estimularam a imaginação humana como poucas coisas, talvez porque qualquer teoria sobre eles seja virtualmente irrefutável. Mensagens divinatórias do futuro para uns, reverberação interna do mundo segundo outros e narrativas enigmáticas para o comum, os sonhos parecem exatamente o tipo de experiência subjetiva que permanecerá sempre oculta, inacessível ao escrutínio público e impermeável à ciência empírica. Erro grosseiro. A neurologia já está apenas a um passo de ler sonhos.

Se é que não o deu já, porque e seus colegas do Laboratório de neurociência Computacional ATR, em Tóquio, criaram uma espécie de dicionário que traduz a atividade cerebral de seus voluntários humanos durante o sono —o familiar mapa de colinas vermelhas ativas e vales verdes silentes que gera a ressonância magnética— a outra linguagem muito diferente, mas que nos resulta muito mais próxima e fácil de interpretar: a sequência de imagens que o sujeito estava sonhando naquele instante o significado de sonhar co

Os mitos sobre os sonhos se devem, No fundo, à mesma miopia que nos confunde ao refletir sobre o eu, a consciência ou o pensamento. Estamos fisiologicamente incapazes de pensar que pensar é uma coisa, uma sequência de coreografias de ativação neural que podem ser detectadas e medidas com as tecnologias atuais de imagem, como a ressonância magnética funcional. E por mais mentira que possa parecer, os sonhos também são uma coisa, algo diferente do estado de vigília, mas com muitos paralelos com ele.